Olá
pessoal, sejam bem vindos ao jornal da Escola Estadual Annunziatta Leonilda
Virginelli Prado – “Jornágua”. Nesse primeiro momento vamos ler o resumo do
nosso projeto, depois iremos falar sobre o tema da Feira de ciências que é “Biodiversidade”
– Tema “ÁGUA”. Vamos compartilhar com vocês as experiências vividas e a
conscientização do uso adequado da água, e no final, o passo a passo do nosso
trabalho. Vejamos:
Biodiversidade...
Projeto: Jornal escolar - Jornágua
"Formar
um leitor competente supõe formar alguém que compreende o que lê; que possa
aprender a ler também o que não está escrito; identificando elementos
implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já
lidos"
ÁGUA:FONTE DE VIDA
1-
Apresentação
Tornar o aluno um bom
produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse
intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e como estratégia didática para estabelecer a
mediação dialética entre os diferentes saberes específicos.
2
– Professora responsável: MARIA NEIDE
3
– Público-alvo:
8ºE
4–
Duração:
Agosto à outubro de 2011
5-
Disciplina envolvida: Língua Portuguesa/Artes/História/Matemática/Biologia e Ciências.
6-
TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS
.Ciclo dá água - grupo 1
.A importância da água para o futuro do planeta
.Quantidade de água utilizada em algumas atividades
cotidianas
.Evolução do consumo de
água pelo homem
.Corpo humano e quase toda
água do corpo
.Lixo urbano é o
grande causador da poluição do rio
.As queimadas no Brasil
.Esportes aquáticos
.A riqueza das bacias hidrográficas
brasileiras
.Efeito
estufa
.Aquecimento global
.O tamanho dos Oceanos
.Poluição e chuva Ácida
7-Justificativa
O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que
tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos,
no nosso estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento
para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas
do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia
e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
8-
Objetivos Gerais:
.Elaborar um saber
interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
.Produzir um Jornal
Escolar com a turma da 8ºE, a fim de que os alunos possam:
.Manifestar
o seu saber elaborado;
.Sentir-se motivado a escrever;
.Tornar-se bom produtor de
textos;
.Liberar sua palavra,
valorizando sua própria autonomia;
.Colocar os conhecimentos produzidos
sobre a água a serviço da qualidade de vida da comunidade;
.Conhecer a realidade da água dentro
da comunidade e na própria escola para que melhor possamos intervir na defesa
de sua preservação e melhor conscientizarmos as pessoas;
.Buscar a integração entre escola e
comunidade na formação de cidadãos conscientes e que exerçam sempre a
cidadania.
9- Objetivos Específicos:
.Valorizar
a interdisciplinaridade;
.Contribuir
para a compreensão da função social do jornal;
.Fomentar
o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
.Estimular
as atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que
vivemos;
.Otimizar
a socialização e o trabalho em equipe;
.Utilizar
novas tecnologias de informação;
.Promover
hábitos de pesquisa (na Internet) para um maior enriquecimento cultural;
.Motivar
a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente, com relação ao
uso adequado da água;
.Reconhecer
a importância e utilidade da água na vida das pessoas;
.Zelar
pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres
vivos à água;
.Promover
a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação
ambiental;
de
modo a assegurar para a atual e futuras gerações a necessária disponibilidade
de água, em padrões de qualidade;
.Despertar
a consciência da comunidade de que a água é fonte de vida e necessária para
toda existência. E que se não fizermos bom uso ela poderá se acabar.
10 - Metodologia:
.No
primeiro momento a turma e as tarefas a
serem realizadas foram divididas na elaboração
do jornal, como por exemplo: Desenho do painel informativo, pintura, slide,
filmagem, fotos e pesquisa sobre o tema, tiveram apoio na sala de informática
da escola;
.Os
alunos foram orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela
professora Maria Neide;
.Os
alunos coletaram suas pesquisas na comunidade escolar, na escola, através de
entrevistas, reportagens, pesquisas na Internet, etc;
11- Recursos:
Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho,
impressora, papel, tinta, caneta para tecido, , câmera fotográfica digital, pen
drive,entre outros.
12. Avaliação:
A avaliação acontecerá ao longo do
desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos
alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as
atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor
do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e
organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as
idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui
direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa
participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde,
emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna
cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações
que dêem a todos nós a chance de herdar
um planeta bom de se viver. Isso depende da atitudes individuais e de políticas
públicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é
necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar
juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de
descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo
também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e
respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas.
Professora Maria Neide Nogueira Aguiar – Língua Portuguesa – 8ª
série E 2011
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