Projeto Feira de Ciências


Olá pessoal, sejam bem vindos ao jornal da Escola Estadual Annunziatta Leonilda Virginelli Prado – “Jornágua”. Nesse primeiro momento vamos ler o resumo do nosso projeto, depois iremos falar sobre o tema da Feira de ciências que é “Biodiversidade” – Tema “ÁGUA”. Vamos compartilhar com vocês as experiências vividas e a conscientização do uso adequado da água, e no final, o passo a passo do nosso trabalho. Vejamos:
 
Biodiversidade...

"Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreende o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito; identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos"

ÁGUA:FONTE DE VIDA

1- Apresentação
Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto foi desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e  como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos.

2 – Professora responsável: MARIA NEIDE

3 – Público-alvo: 8ºE

4– Duração: Agosto à outubro  de  2011

5- Disciplina envolvida: Língua Portuguesa/Artes/História/Matemática/Biologia e Ciências.


6- TEMAS A SEREM DESENVOLVIDOS

.Ciclo dá água - grupo 1

.A importância da água para o futuro do planeta  

.Quantidade de água utilizada em algumas atividades cotidianas 

.Evolução do consumo de água pelo homem 

.Corpo humano e quase toda água do corpo  

.Lixo  urbano é o grande causador da poluição do rio

.As queimadas no Brasil 

.Esportes aquáticos 

.A riqueza das bacias hidrográficas brasileiras  

.Efeito estufa

.Aquecimento global

.O tamanho dos Oceanos

.Poluição e chuva Ácida

7-Justificativa

O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.

8- Objetivos Gerais:
.Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar;
.Produzir um Jornal Escolar com a turma da 8ºE, a fim de que os alunos possam:
.Manifestar o seu saber elaborado;
.Sentir-se motivado a escrever;
.Tornar-se bom produtor de textos;
.Liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia;

.Colocar os conhecimentos produzidos sobre a água a serviço da qualidade de vida da comunidade;

.Conhecer a realidade da água dentro da comunidade e na própria escola para que melhor possamos intervir na defesa de sua preservação e melhor conscientizarmos as pessoas;

.Buscar a integração entre escola e comunidade na formação de cidadãos conscientes e que exerçam sempre a cidadania.


9- Objetivos Específicos:
.Valorizar a interdisciplinaridade;
.Contribuir para a compreensão da função social do jornal;
.Fomentar o desenvolvimento da competência de comunicação nos diferentes níveis;
.Estimular as atitudes críticas responsáveis face aos problemas da sociedade em que vivemos;
.Otimizar a socialização e o trabalho em equipe;
.Utilizar novas tecnologias de informação;
.Promover hábitos de pesquisa (na Internet) para um maior enriquecimento cultural;
.Motivar a colaboração de toda a comunidade escolar e meio envolvente, com relação ao uso adequado da água;

.Reconhecer a importância e utilidade da água na vida das pessoas;

.Zelar pela qualidade de nossas águas e pelo acesso de todos os seres humanos e seres vivos à água;

.Promover a proteção, preservação e recuperação da água no planeta através da educação ambiental;
de modo a assegurar para a atual e futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade;

.Despertar a consciência da comunidade de que a água é fonte de vida e necessária para toda existência. E que se não fizermos bom uso ela poderá se acabar.


10 - Metodologia:
.No primeiro momento a turma e as tarefas  a serem realizadas foram divididas  na elaboração do jornal, como por exemplo: Desenho do painel informativo, pintura, slide, filmagem, fotos e pesquisa sobre o tema, tiveram apoio na sala de informática da escola;
.Os alunos foram orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela professora Maria Neide;
.Os alunos coletaram suas pesquisas na comunidade escolar, na escola, através de entrevistas, reportagens, pesquisas na Internet, etc;

11- Recursos:
Computadores, Internet, programa de editor de texto e de desenho, impressora, papel, tinta, caneta para tecido, , câmera fotográfica digital, pen drive,entre outros.

12. Avaliação:

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direitos e deveres políticos, sociais e ambientais. Exercê-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que dêem  a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende da atitudes individuais e de políticas públicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importante ao longo de nossas vidas.



Professora Maria Neide Nogueira Aguiar – Língua Portuguesa – 8ª série E 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário